mailing_topo.gif
         
         

 Boa tarde amigos lotéricos!

SEGUE ABAIXO REUNIÃO REALIZADA ENTRE FEBRALOT E SINDICATOS ESTADUAIS EM BRASÍLIA NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA (28/09).

 foto reunião Febralot 28 de setembro 16.jpg

Aconteceu no último dia 28 a reunião da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas – Febralot com os sindicatos estaduais presentes: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Triângulo Mineiro.


Foi apresentado o estudo sobre equilíbrio econômico contratado pelo SINCOESP e cedido à Febralot onde foram utilizadas três metodologias para a análise técnica.


1 – Correção dos índices (reajuste de tarifas e inflação) dos últimos 10 anos.


Esta metodologia comprovou a defasagem do valor das tarifas em decorrência de reajustes abaixo dos índices inflacionários e, por conta disso, evidenciou o endividamento da Rede Lotérica gerado pela demora no reajuste de tarifas.


2 – Custos.


Neste método, se analisou o tempo de execução dos serviços e o custo representado por este tempo. Também neste método ficou destacada a defasagem de valores pagos pela Caixa.


3 – Impacto do reajuste após longo tempo.


Foi realizada uma simulação adotando os reajustes aplicados no espaço de 20 meses como se os mesmos fossem realizados de forma trimestral. Esta análise comprovou que a demora nos reajustes causa o endividamento de toda a Rede.


Além disso, o estudo apresentado destacou que quando é apresentada uma tarifação de um serviço, esta já surge defasada, tratando-se, portanto de um problema já na origem.


Após a apresentação dos estudos aconteceu um amplo debate entre os presentes com a possibilidade dos participantes inquirirem o realizador do estudo. O Presidente da Federação Jodismar Amaro esclareceu agora os caminhos por onde serão levados este estudo. Os destinos serão a Caixa, e tantos quantos canais forem necessários. Encerrada a apresentação do estudo e feitas as considerações e questionamentos, que foram abertos para todos, foi feita uma pausa, a reunião daria continuidade no mesmo dia na parte da tarde.


Iniciada a segunda parte da reunião foi informada a formação das comissões que tratarão com a Caixa diversos assuntos específicos. Estas comissões, formadas por Presidentes ou vice-presidentes dos sindicatos devem facilitar e agilizar as negociações dos principais temas que atingem a Categoria e devem iniciar o agendamento de reuniões já nos próximos dias.


Comissões formadas:


– Loteria Federal – já acontece no estado de São Paulo todos os anos devido a sua grande representatividade. Além do estado de São Paulo representado pelo Sincoesp, a comissão terá também a participação de Minas Gerais representado pelo Sincoemg e do estado do Pernambuco representado pelo Selepe. Após a formação da comissão da LF, Orseni (Triangulo Mineiro) fez uma explanação de um possível cronograma e roteiro de atividades apreciado e opinado por todos os presentes, para ser utilizado pelas comissões a serem formadas.


– Sustentabilidade – Formada pelos Estados da BA, MT, GO, MA e PE


– Segurança Formada pelos Estados de SE, RJ, CE, GO e TO


Atendimento MG, SP, MA, MT


– Técnica onde fazem parte a diretoria executiva da Febralot.


Jogos – Com dos Estados de RS, MS, PR, ES, SC, RJ e PI.


Após formada as Comissões foi dito que os custos de viagens e hospedagens deverão ser bancados pelos sindicatos participantes e as comissões serão formadas somente por presidentes ou vices de cada estado.


Nos próximos dias serão acertadas as datas dos primeiros encontros das comissões.
Nos assuntos gerais alguns temas foram abordados para ações imediatas da Federação. Ações solicitadas: propaganda mais eficaz para os jogos principalmente a Mega da virada. A mudança no horário da Mega da Virada devido ao fuso horário. Os empréstimos oferecidos pela Caixa também fizeram parte das solicitações. Os Vices Presidentes da Federação manifestaram as ações que estão promovendo ou promoverão no início desta nova administração da FEBRALOT. Este é o resumo da reunião. A Ata oficial será preparada e encaminhada por e-mail a todos os Sindicatos Estaduais.

 

 PAPA 30 SETEMBRO.jpg

 
         
mailing_rodape.gif