mailing_topo.gif
         
         

 

 

Boa tarde amigos lotéricos!

Falência de lotéricas é responsabilidade da Caixa Econômica

Repasse defasado causou fechamento de 500 lotéricas em 2016

loteria 20 de abril.JPG 

As lotéricas, que atuam como importantes correspondentes bancários por todo o País, responsáveis em 2016 por 66% das transações da Caixa Econômica estão ameaçadas de extinção. Isso ocorre por conta de grande defasagem no repasse que a CEF faz para cada transação bancária que as lotéricas realizam, deixando-as no vermelho. Hoje, o valor deveria ser, pelo menos, 63% maior. Em média, uma lotérica tem 60% de seu atendimento concentrado em serviços de grande apelo social, as transações bancárias: pagamento de contas, saques, depósitos, etc. E, em lojas localizadas no interior dos Estados ou em regiões mais pobres, esta média cresce para até 80%.

Somente no ano de 2016 foram 500 lotéricas fechadas, o que gerou 2 mil desempregados. “Não queremos brigar. Queremos atenção e uma solução da Caixa para nosso problema. Lotéricas estão fechando, funcionários sendo demitidos e a população mais carente sente isto também, pois é na lotérica que eles podem recorrer para serviços bancários. Temos um papel social também ao levar serviços bancários às pessoas”, afirma Adriana Domingues, Diretora de Comunicação da ALSPI – Associação dos Lotéricos.

 Para protestar e tentarem ser ouvidos, mais de 2 mil lotéricos, de todo o Brasil se reuniram no dia 30 de março na Avenida Paulista, em São Paulo, para reivindicar uma solução. Na data, uma comissão da Associação dos Lotéricos entregou as reivindicações dos empresários lotéricos a representantes da Caixa Econômica, que não se manifestou a respeito até o momento.

 Números

Em 2016, as lotéricas foram responsáveis pela maior parte das transações bancárias da CEF (66% da quantidade de transações e 55% do valor transacionado, o que representa 5,8 bilhões de transações bancárias), no entanto, as lotéricas estão trabalhando no vermelho e falindo.

Os repasses para cada transação bancária são 63% menores do que o necessário para que a lotérica cubra os custos da operação. Atualmente, para cada transação, a CEF repassa em média R$ 0,54, enquanto o valor deveria estar na ordem de R$ 0,88. O reajuste, acontece a cada 20 meses, sempre abaixo da inflação do ano.

 Além disso, a Caixa não arca com o custo do carro forte para transporte do dinheiro que é da própria CEF, o que causa mais um déficit para as lotéricas.

 A importância das lotéricas

- 13 mil lotéricas: cobertura de 96% do País;

- 200 mil empregos gerados;

- 5,8 bilhões de transações bancárias realizadas em 2016;

- Papel fundamental no suporte aos programas sociais do Governo Federal.

(Jornal Dia a Dia – Três Lagoas – MS)


  As mobilizações e ações da classe lotérica vão continuar em prol da valorização do negócio lotéria e para evitar a falência em massa.

 

Dia 25 de abril: reunião entre FEBRALOT  e Sindicatos Estaduais, onde estarão traçando as estratégias para a audiência pública em maio.

Dia 16 de maio: Presidente do SINCOEMG visitará todos os parlamentares mineiros para pedir apoio na Audiência Pública.

Dia 23 de maio: Audiência Pública  em Brasília onde todos os empresários lotéricos do Brasil têm o compromisso em comparecer e participar.

 O SINCOEMG já está dando sequência ao planejamento da audiência pública.

 1- Encomendamos  150 camisas que serão confeccionadas pela Febralot, para seguir o mesmo padrão dos demais sindicatos. O SINCOEMG irá custear as camisas para os 150 primeiros lotéricos mineiros que confirmarem a ida a Brasília no dia 23 de maio.

 2- O SINCOEMG disponibilizará ônibus leito conforme a demanda dos lotéricos mineiros.

 3- Estamos negociando uma parceria com a empresa Horizonte Turismo para fecharmos um pacote de passagens áreas para os lotéricos mineiros com valores mais acessíveis. Os interessados nas passagens áreas deverão entrar em contato com Andréa ou Fátima na Agência Horizonte Turismo pelo telefone 31- 3212-2700.

Estaremos orientado os lotéricos através do nossos informativos semanais, fiquem atentos e vamos participar, pois a causa é de todos.

Não deixem para comprar passagens áreas em cima da hora, pois saem muito caras, comprando com antecedência o preço é acessível a todos.

 Concordamos com nosso amigo presidente Matteoni do sindicato da Bahia quanto ele diz que:

 “Os Empresários Lotéricos não podem continuar parados, sem ações e providências urgentes, urgentíssimas, para que possamos sair desse caos maldito que nos empurram rumo ao abismo.

Vamos tripudiar menos e fazer uma corrente em que todos lutem com um só objetivo: encontrar o que tanto queremos, uma remuneração justa para todos.

Por tudo isso digo que é indispensável a presença de todos no dia 23 de maio! Concentração às 08:30hs, na porta do Nereu Ramos”.

SINCOEMG afirma também, que a hora é agora, vamos honrar Minas Gerais e juntos lutarmos sem cessar para alcançarmos nossos objetivos.

Contamos com cada um de vocês para fazermos a diferença!

Juntos Somos Mais Fortes!!! 

Um ótimo feriado e excelentes vendas!

 20 abril fim de semana.JPG

 

 

 

 

 
         
mailing_rodape.gif