mailing_topo.gif
         

 

 Boa tarde Amigos(as) Lotéricos (as),

 

CAIXA REALIZA VÍDEO CONFERÊNCIA COM A FEBRALOT E SINDICATOS ESTADUAIS NO ÚLTIMO SÁBADO, 21 DE MARÇO, PARA ORIENTAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS.

 

Na manhã de hoje (21/03/2020) estiveram em reunião por vídeo conferência, todos os Presidentes de sindicatos de loterias, a Febralot representada pelo seu Presidente Jodismar Amaro e os executivos da Caixa Econômica Federal nos estados e em Brasília, Paulo Ângelo, VP de Varejo, Thays Cintra, Diretora de Rede e Edilson Carrogi, Diretor de Fundos de Governo e Loterias.

Paulo Ângelo abriu a reunião discursando sobre preocupação com os Lotéricos, compromisso com a Caixa e a população brasileira. Disse que a situação que vivemos é totalmente diferente diante da sua experiência profissional. Afirmou que são tempos para mantermos a serenidade, mas que é preciso tomar decisões, dentro de um cenário que muda várias vezes durante o dia e que requerem racionalidade.

O Vice Presidente disse que não poderia deixar de nos reforçar as informações sobre os cuidados com a propagação da pandemia do coronavírus, principalmente com a correta lavagem das mãos, disse ainda sobre o possível contágio de qualquer dos nossos empregados: Se um empregado for diagnosticado, todos da lotérica, inclusive nós, precisamos ficar por 5 dias em isolamento, se um desse grupo nesse período, tiver pelo menos 2 sintomas do coronavírus, dai estende por mais 14 dias todo o grupo em isolamento. Agrava-se para aqueles do grupo de risco, mais de 60 anos, ou diabéticos e hipertensos ou aqueles imuno deprimidos, os quais devem adotar quarentena por conta própria.

Sobre Loterias, o Diretor Edílson Carrogi reforçou as ações tomadas até o momento:

- Suspensão temporário da Loteca devido suspensão dos campeonatos de futebol ao redor do mundo;

- Nova modalidade que seria lançada no primeiro semestre foi adiada para o segundo semestre;

- Concurso especial da Dupla de Páscoa adiado de 11 para 25/4/2020.

- Extrações da loteria Federal à partir do concurso de 21/3/2020 serão adiados por 3 meses, deve-se guardar os bilhetes ou se vendidos informar que em tempo posterior serão definidas as datas de sorteio para informar os clientes.

Sobre as principais reivindicações ou dúvidas dos lotéricos foram verificadas as seguintes situações, decisões ou posterior análise pela Caixa e Governo:

1 – Sorteios das Loterias

No debate sobre os sorteios das loterias, foi questionado a possibilidade de suspensão de todos os sorteios das loterias, a FEBRALOT explanou que as várias realidades, de cada estado federativo, há a necessidade de abrir uma votação com o presidente de cada sindicato, podendo manifestar a favor ou contra esse item. E só depois com o resultado, a federação poderia agir, pois hoje entende-se que as restrições e decretos atingem a minoria das federações.

Em reunião à tarde, os membros da federação entenderam em maioria que o ideal neste momento é pedir à CAIXA para que leve ao governo decidir a possibilidade da suspensão dos sorteios, principalmente para não perdermos nossos clientes para a internet neste momento de restrição de circulação.

2 – Funcionamento

Cidades ou Estados com decreto: a orientação é cumprir. A abertura das lojas poderá implicar em multa, já especificada no decreto. As ações da Caixa Econômica Federal não sobrepõem as decisões do Governo.

Cidades ou Estados sem decreto: fica facultado ao empresário lotérico sua abertura ou não. O sistema está em funcionamento. E está autorizado a despadronização de horário de funcionamento, de acordo com cada realidade, basta comunicar formalmente à agencia de vinculação. Licença de suspensão de funcionamento da UL a partir da Manifestação do lotérico, até 90 dias.

3 – Desvinculação das Contas

Em consulta ao jurídico da Caixa, não é autorizado a desvinculação das contas 043 e 003. Salvo em caso de impedimento de prestar contas: ou a agencia está fechada para receber o numerário, ou a transportadora de valores está impedida de fazer a coleta. Aqueles que estão com as lojas fechadas que não puderem cobrir totalmente a conta devem buscar nas agências um acerto financeiro conforme próximo ítem;

4 – Linhas de Crédito

A fim de minimizar os problemas que essa pandemia tem causado. Caso o lotérico que por decreto ou opção fechou sua loja e a sua conta 043 ficou com saldo negativo, está à disposição:

Operação de Crédito de Renegociação/Repactuação:

Limite de Contratação: valor máximo em aberto na 043, devem estudar juntar o saldo devedor dos demais empréstimos contratados.

Carência: 06 meses para o primeiro pagamento. Juros e prazos: 0,90% a.m. em até 60 meses

0,95% a.m. em até 70 meses

0,99% a.m. em até 85 meses

Ausência de: tarifa de abertura de crédito, avaliação de risco, contratação de produtos vinculados.

Observações: agilidade no processo de contratação, nesta linha de crédito a taxa era de 1,19% a.m.

Operação de Crédito Recurso PIS:

Limite de Contratação: avaliação de risco junto ao seu gerente de pessoal jurídica.

Juro e prazo: 0,8333% a.m. + TR em até 24 meses

Os presentes pediram ao Vice-Presidente para melhorar as taxas e prazos apresentados, pediu-se também para que ao renegociar, sejam retirados os eventuais encargos advindos da falta de cobertura pelos dias entre a paralisação e a obtenção do acerto.

Os presentes pediram que a CAIXA estude instituir, no período de contenção, uma ajuda de custo, através de um valor para cada Lotérica.

Foi solicitado também, a manutenção do valor do adicional de segurança, mesmo com a diminuição/cancelamento de coletas.

Estas solicitações serão objeto de análise das equipes da CAIXA até a próxima segunda feira.


 

O SINCOEMG ORIENTA EMPRESÁRIOS LOTÉRICOS A RENEGOCIAR OS ALUGUEIS COM OS PROPRIETÁRIOS . SEGUE MODELO.


Cidade...., data


Destinatário...........


Assunto: Revisão de aluguel


Prezado Senhor,


Venho , por meio desta, solicitar a revisão do valor fixado no contrato de locação por nós firmado em ......., relativo ao imóvel situado na rua........número.....bairro.... cidade......


Este pedido é feito em virtude a pandemia do Coronavírus, sendo assim, a fim de continuar honrando com o pagamento do alguel do imóvel, solicito que o valor seja reduzido em 50% (cinquenta por cento), até que essa crise passe.


Saliento que nossas vendas foram reduzidas em torno de ....% (......... por cento) e consequentemente nossa receita teve a mesma queda.


Coloco –me à disposição para eventuais esclarecimentos e agradeço antecipadamente pela atenção.
................................................


Nome
................................................
CPF

 


 

 ATENÇÃO!

 Várias lotéricas estão recebendo ligações de pessoas que se indentificam como funcionária do SINCOEMG e fazem perguntas como: Que horas estão abrindo? Que horas estão fechando? Se irão fechar por tempo indeterminado?


SALIENTAMOS QUE O SINCOEMG NÃO ESTÁ FAZENDO ESSAS LIGAÇÕES E QUAISQUER INFORMAÇÕES QUE DAMOS É ATRAVÉS DO NOSSO INFORMATIVO QUE PODE SER ACESSADO PELO SEU E-MAIL OU NO PELO SITE DO SINCOEMG: sincoemg@sincoemg.com.br

 


 

 CAIXA ENVIA MODELO DE SOLICITAÇÃO PARA LICENÇA DAS ATIVIDADES LOTÉRICAS

23.03 solicitacao para licenca 1Capturar.JPG

23.03 solicitacao licenca 2Capturar.JPG

 


 

QUE DEUS NOS PROTEJA !

 

Amigos peçamos a Deus que nos dê forças para suportar esse tempo de pandemia que está sendo extremamente difícil para todos nós.

 

Que possamos vencer mais essa batalha com saúde, paz, amor, solidariedade, discernimento, empatia, união e acima de tudo muita fé e esperança!

 

Que Deus nos dê paciência e sabedoria o suficiente para vencermos nossos medos e ansiedade e fazermos o melhor para nós e para os nossos.

 

Eu, Paulo César, presidente do SINCOEMG, estarei trabalhando junto a Caixa, Febralot e empresas de transportes de valores, para conseguirmos amenizar os nossos problemas da melhor forma possível.

 

Contém sempre conosco.

 

Grande abraço e fiquem com Deus!

 

Paulo César da Silva

 

Presidente do SINCOEMG

 

 23.03 corona Capturar.JPG

 

 
 

 

mailing_rodape.gif