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Aditivo Contratual – Informações

  

Senhores(as) Empresários(as) Lotéricos(as),

 

         A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS LOTÉRICAS – FEBRALOT, assinou TERMO DE COMPROMISSO com a CAIXA para que esta fizesse a inserção dos termos aditivos ao Contrato de Adesão Para Comercialização das Loterias Federais, vigentes. Esses termos compreendem os itens aprovados pela e para a categoria, relativos à remuneração de serviços prestados pelas empresas lotéricas como Correspondente e dos adicionais, em contrapartida ao arquivamento definitivo do projeto de lei que tramitava no Senado (PLC n.º 001/2018).

          A segunda etapa desse ajuste é a complementação contratual das condições pactuadas no Termo de Compromisso, as quais dependem de formalização com a assinatura de cada empresa lotérica do Termo Aditivo ao contrato de adesão, em razão da relação jurídica contratual individual mantida por cada uma com a CAIXA.

          Para dirimir eventuais dúvidas, apresentamos os seguintes esclarecimentos:

 TARIFAS E ADICIONAL

         - Consta expressamente tanto do termo de compromisso quanto do termo aditivo, que os valores novos de tarifa e adicional serão retroativos a 02 de maio de 2018, os quais já estão sendo repassados pela CAIXA, conforme foi negociado pela FEBRALOT.

 REVISÃO DA TARIFA MÉDIA PONDERADA

         - A menção à tarifa média ponderada trata-se de termo técnico para efeito/método de cálculo, adotado pela CAIXA e não houve exclusão de nenhum serviço prestado nem da comercialização de qualquer produto para efeito dessa revisão.

 APURAÇÃO DE CUSTOS PARA REAJUSTE DAS TARIFAS

         - É necessário que todo reajuste esteja sempre subordinado a um período de apuração, neste caso, anual, contado a partir de 2018.

         - A apuração de custo é feita por uma média de custos das ULs, e com base em informações obtidas junto à estas empresas, que devem ser comprovadas, documentadas e de cunho também contábil, considerando, inclusive, o volume de transações. O cálculo será por uma média, e em fornecendo dados com melhores desempenho estes serão considerados no todo e não isoladamente, mesmo porque as tarifas são pagas em um valor único para todos, seja antes ou depois da assinatura do termo de compromisso ou do termo aditivo.

         - Vale destacar que as Unidades Lotéricas são empresas que recebem tarifas por um serviço prestado conforme contrato, não se apresentando como “empregados” para receber algum “ganho” pela sua produção/produtividade.

 METODOLOGIA E CÁLCULO

         - A FEBRALOT irá acompanhar toda a metodologia de apuração do cálculo de custo e, caso perceba neste processo, qualquer divergência que possa prejudicar a Categoria, questionará junto à Caixa fundamentando através de estudos técnicos comprobatórios a fim de que a lisura e transparência sejam sempre mantidas.

CONCLUSÃO DA APURAÇÃO

         - A conclusão da apuração do período do ano anterior deverá ser implantada até o mês de julho do ano seguinte. Caso haja atraso, se fará com os pagamentos retroativos.

         - Destacamos que, quanto maior for a agilidade da UL em fornecer as informações solicitadas, mais rápida a conclusão da apuração de cada ano.

         - Este sistema é normalmente utilizado junto às concessionárias e transportadoras de valores e por sua eficácia também será adotado para os interesses da Categoria.

 POSSIBILIDADE DE SE RETIRAR O PRODUTO DO CANAL LOTÉRICO PELA CAIXA

         - Independentemente da FEBRALOT ter assinado o Termo de Compromisso ou da UL assinar o Termo Aditivo, qualquer decisão com relação à possibilidade de rescisão de eventuais convênios assinados pela CAIXA com terceiros, é TOTALMENTE DA CAIXA, com a parte contratada. Entretanto, com a assinatura do Termo, se houver uma perspectiva de retirada de um produto conveniado do canal lotérico, haverá, por consequência uma negociação entre a FEBRALOT e a CAIXA em busca de uma alternativa viável.

         A FEBRALOT entende que a assinatura do Termo Aditivo ao Contrato de Adesão é bastante positiva para formalizar as condições amplamente negociadas, mesmo porque esta assinatura não representa renúncia de direitos, podendo, aquele que não estiver satisfeito com os direitos coletivamente negociados, de acordo com a decisão democrática da maioria, buscar o que entender de direito na Justiça de maneira individual.

          O trabalho continua. “Lotéricos Valem Mais

                                                              Atenciosamente,

Diretoria da FEBRALOT


 

Caixa vai permitir apostas em loterias pela internet

Apostas terão valor mínimo de R$ 30 e máximo de R$ 500 por dia; objetivo do canal é atrair novo público apostador, principalmente jovens acostumados a usar a internet para fazer compras e acessar bancos.

 

Por Taís Laporta e Marta Cavallini, G1

10/08/2018 10h03  Atualizado há 2 horas

 

A Caixa Econômica Federal lançou nesta sexta-feira (10) um site onde será possível apostar nas loterias administradas pelo banco. A expectativa é de que o portal represente 3% do total de apostas feitas anualmente, que atuamente somam cerca de 3 bilhões.

As apostas online valerão para a Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Timemania, Dupla Sena, Loteca e Lotogol, e podem ser feitas pelo site https://www.loteriasonline.caixa.gov.br/

Até agora somente correntistas da Caixa podiam apostar pela internet e só era permitido na Mega-Sena. Segundo o banco, o objetivo do canal é atrair um novo público apostador, principalmente jovens acostumados a usar a internet para fazer compras e acessar bancos.

Para acessar o novo canal, o usuário deverá se cadastrar com o número do CPF, para identificar que é maior de 18 anos e vincular apostas futuras. As apostas terão valor mínimo de R$ 30 e máximo de R$ 500 por dia e, por meio de uma parceria com o Mercado Pago, deverão ser feitas apenas com cartão de crédito.

O banco também anunciou que vai lançar um aplicativo para os apostadores, previsto para outubro deste ano. Além disso, a Caixa fará o lançamento de um jogo totalmente digital entre o final do ano e o início do ano que vem.

Aumento da arrecadação

Segundo o presidente da Caixa, Nelson de Souza, a iniciativa vai aumentar a arrecadação das loterias e os recursos serão destinados a programas sociais. Os 3% das vendas representam uma arrecadação esperada de R$ 457 milhões em 12 meses.

 

"Estamos atingindo um público que não frequenta as casas lotéricas. Quem vai tem 50 anos de idade. Esse público da internet tem entre 18 e 30 anos", destaca Souza.

 

Nas apostas comuns, a Caixa fica com 10% da arrecadação, mas vai levar 12% das vendas online.

De acordo com Nunes, o fato de os apostadores serem cadastrados no site vai facilitar a identificação dos vencedores de prêmios que deixam de ser resgatados. "É possível agora termos mais condições de propiciar o pagamento", explica.

Último balanço da Caixa mostra que deixaram de ser resgatados R$ 150,3 milhões de janeiro a junho em prêmios pelas Loterias Caixa.Somados, os valores não retirados só em primeiros semestres nos últimos 5 anos pelos ganhadores da Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Timemania, Dupla Sena, Loteca, Lotogol e Federal chegaram a R$ 740,25 milhões.

O presidente do banco acrescenta que a novidade pode parecer simples, mas representa uma transformação cultural.

"Quando se fala em loterias hoje só se pensa em casa lotérica, não se pensa em outro canal. Agora dá para fazer apostas usando o cartão de crédito".

"Queremos uma arrecadação recorde em 2018 e as apostas online se somam a esse esforço", diz o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias, Valter Nunes.

Lotéricas receberão percentual

As casas lotéricas participaram da concepção do projeto e receberão um percentual da arrecadação das apostas online, aponta Souza.

Cada lotérica receberá um percentual diferente da arrecadação das apostas online, que será rateado de acordo com a performance de cada estabelecimento. "Não queríamos deixar nossos parceiros insatisfeitos", diz o presidente da Caixa.

A performance é a participação de mercado que cada lotérica tem em cada jogo e modalidade de apostas. Ou seja, quanto maior a participação nesse bolo, maior será o percentual do rateio dos 3% das vendas de apostas online.

Segundo Nunes, a preocupação das lotéricas de que o novo canal canibalizasse suas atividades postergou o lançamento do site, que estava previsto para o ano passado. "Havia a preocupação de concorrência predatória. Na verdade ela não existe", afirma.

 


 

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