Febralot - Reunião da Comissão de Jogos apresenta as primeiras respostas

Ocorreu em SP no dia 17 de novembro de 2016 a REUNIÃO DA COMISSÃO DE JOGOS FEBRALOT x CAIXA com a presença dos membros titulares representando os Estados: ES, MS, PE, PI, PR, RJ, RS e SC além do presidente da Federação, Jodismar Amaro e os Vice-Presidentes Marco Antonio Kalikowski e Aldemar Mascarenhas. Pela CAIXA, estiveram presentes executivos da SUALO, GERPA, e GELOT.

A pauta foi a mesma elaborada pela federação na reunião anterior e a partir desta, os itens resolvidos ou sem acordo saem da pauta para outras providencias por parte da Federação renovando e atualizando assim os assuntos.

Inicialmente a Febralot voltou a insistir na reivindicação antiga do pagamento dos bolões registrados para comercialização dos sorteios especiais, cujos valores são sempre altos no seu sorteio correspondente e não como hoje a cada fechamento de Mega-Sena, que é caso atual em função da Mega da Virada. A CAIXA alegou que não pode permitir que um passivo de alto valor fosse gerado sem a garantia real de recebimento desta arrecadação, a Comissão argumentou que tal medida inibe as vendas e consequentemente o faturamento perdendo todos. Após longo debate e argumentações de parte a parte, a CAIXA aceitou estudar alternativa para abrir limite de credito vinculado a um percentual do faturamento bruto da UL em prognósticos e este limite seria quitado no concurso exato da modalidade, as consultas as áreas envolvidas inclusive TI serão feitas e na próxima reunião quando trarão uma resposta para a Rede.

No tópico mídia, foram apresentadas as seguintes propostas: Foco em vendas e produtos e não institucional como a CAIXA vem insistindo. A sugestão foi acatada e reconhecida como necessária, mas em função do planejamento anual, houve uma promessa de corrigir esta distorção em 2017. Na próxima reunião, o Diretor de MKT da CAIXA estará presente para conhecer a opinião da Rede sobre a publicidade em geral de produtos lotéricos. Na pauta constava que a CAIXA traria resposta sobre o totem com o ator Luigi Barricelli, que faz o marketing da Mega da Virada para fixação nas UL’s, ação que a comissão defendeu como válida, a CAIXA não soube responder se o pedido foi acatado ou não.

Sobre premiar/pagar ao lotérico que vendesse um grande prêmio como estímulo, a CAIXA disse que não tem previsibilidade na lei sobre isso, portanto não seria legal e possível.

Outro item que carecia de resposta era a reinvindicação de pagamento de tarifa ao empresário lotérico pelo serviço de pagamentos dos prêmios até 1.903,00 nas lojas (exemplo: recebemos R$ 0,03 por fração paga de bilhete federal), o Sr. Gilson disse que este serviço está incluído no percentual pago a título de comissão. A Comissão de Jogos apresentou sua insatisfação, mas não teve êxito sendo este assunto retirado da pauta.

Eliminação de jogos deficitários como a LOTOGOL, somente acontecerá quando uma nova modalidade for inserida no portfolio o que não tem data para ocorrer ainda.

Sobre alterações de produtos, a CAIXA vai apresentar estudos para debate sobre a continuidade ou não e em que frequência das Mega Semanas com três sorteios, e neste mesmo estudo, vai considerar projeções para a Mega-Sena três vezes por semana, de forma rotineira. Existe grande controvérsia neste tema e o mesmo só poderá ser aprofundado após estes estudos.

Constava na pauta LOTOFACIL diária assim como implantação de final 0 e 5. Foi apresentado inúmeros argumentos e números fundamentando que não seria uma medida eficaz, a Comissão concordou e este item também saiu da pauta.

Nas ações positivas às vendas houve mais uma vez solicitação de que tenhamos acesso à informação dos prêmios de valores secundários para divulgação e foi acordado que a CAIXA enviará modelo de SISPL para verificação destes prêmios.

Sobre reajuste nos valores das apostas não existe nada em curso e a Comissão entende como uma ação correta, devido ao momento ruim de arrecadação que a Rede enfrenta.

A CAIXA explanou seu ponto de vista sobre a regulamentação dos jogos em curso no Congresso Nacional e obteve da Federação a afirmação de que os representantes da Categoria farão todo o possível para assegurar que a Rede tenha autorização legal para comercializar produtos legalizados.

O cronograma da LOTEX que permitira o retorno da RASPADINHA foi apresentado e a estimativa é de conclusão no segundo semestre de 2017, com produtos disponíveis em 2.018 apenas.

O Presidente da Febralot, Jodismar Amaro, solicitou da CAIXA convênio com cartão de débito e crédito com taxas competitivas, para o empresário lotérico comercializar produtos cujas margens permitam, ou seja, apenas bolões e Loteria Federal. A GERPA se comprometeu a apresentar proposta com taxas competitivas. Importante registrar que este pedido é reivindicação da Federação e abrange convênio de débito para TODAS as transações das lotéricas sem taxas, o que aumentaria a segurança da Rede e desempenho no mercado, sendo que este tema está em debate na Comissão de Sustentabilidade.

Por fim, foi abordado o tema mais sensível e polêmico. As loterias na internet, que ainda está sem previsão de início devido à correções em curso. A Comissão, por unanimidade, foi veemente na afirmação de que a Rede trabalha apenas com a possibilidade de comissão idêntica à praticada nas lojas físicas ou seja 9%, a CAIXA argumentou que isso é muito difícil mas que este assunto ainda será objeto de negociação entre a CAIXA e a Febralot.

Ricardo Amado Costa (MS) voltou a questionar porque a geo-localização não será usada e Gilson informou que a precisão não é absoluta na internet convencional e, quando a versão mobile for lançada isso poderá ser possível (exemplo: Uber)

A CAIXA disse que está avaliando a opção de que os apostadores apenas possam escolher UL’s do seu município, o que foi bem recebido pelos membros da Comissão.

A próxima reunião desta Comissão será na primeira quinzena de Dezembro em Brasília DF.

 

Fonte: Febralot