Reunião entre Comissão de loteria federal e Caixa Econômica

Na última sexta-feira (14/10), na sede do SINCOESP em SP a Comissão de Loteria Federal da Febralot se reuniu com a GELOT representada pelos executivos da Caixa, Edilson Carrogi. R. Viana, Gerente Nacional de Produtos e Maria Thereza S. M. Assunção, Consultora de Produtos Lotéricos.

A Comissão, buscando aperfeiçoar o produto, solicitou maior redução do número de bilhetes, dos atuais 89.000 para 85.000, que já havia sido solicitado em reunião anterior. Edilson informou que este produto possui três fatores (quantidade – preço – premiação) que são “amarrados” e qualquer mudança na formatação deste produto envolve está dinâmica para que não se perca o ponto de equilíbrio e para que se mantenha o produto viável economicamente.

Segundo o executivo da Caixa, todos os ajustes que chegaram através do supervisor de canais foram atendidos nas cotas de quarta-feira e para que novas demandas possam ser atendidas o supervisor de canais deve fazer uma microanálise da região.

Jodismar Amaro destacou que é necessário encontrar uma alternativa para vender mais senão, o produto tende a “morrer”. Segundo ele, “O lotérico não reduz as cotas porque quer, mas porque precisa. O que é necessário para a Categoria é encontrar formas de aumentar as vendas deste produto! – afirmou. Edilson esclareceu que não é estratégia da Caixa “matar” a Loteria Federal, mas revigorá-la.

Para 2017 a Caixa pretende fazer a manutenção das condições atuais estudando as reduções / adequações de cota caso a caso. Este ano, a “Milionária” já foi reduzida em 3.000 bilhetes e a “Especial” em 5.000 bilhetes.

A Comissão solicitou que, para o ano que vem se mantenham sorteios especiais a cada dois meses destacando os tradicionais temas: Dia das Mães, São João, Independência, Proclamação da República e Natal.

Foi abordada a questão da perda de bobinas e o Edilson destacou que foi encomendado um estudo junto ao fabricante e transportador para avaliar se o tubete (centro da bobina) está de acordo com a resistência adequada. Pelas análises anteriores realizadas, foi comprovado que o tubete de papelão é mais viável pois o de plástico, ao quebrar se inutiliza completamente enquanto o de papelão possui formas de se reutilizar. De qualquer forma a Febralot será convidada a participar da apresentação do próximo estudo em elaboração.

A Comissão também apresentou ideias de padronização de cores a fim de facilitar a diferenciação entre as extrações seja através de cor predominante, seja através de uma borda (moldura) de cor diferenciada destacando datas específicas ou extrações especiais.

Edilson informou que, mesmo se tratando de um produto tradicional, está em estudo na GELOT algumas maneiras de se dar uma nova cara à Loteria Federal, buscando uma maior modernização visual e tecnológica mantendo o mesmo valor de venda e de premiação.

Já estão neste escopo algumas ações direcionadas ao público final dando ênfase aos meios digitais e redes sociais, vídeos tutoriais explicando como é a dinâmica do jogo e divulgação em rádios regionais. Foi entregue em mãos aos representantes da Caixa um novo pedido adicional de encalhe para as 2ªs quinzenas dos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, visando com isso reduzir os atuais prejuízos da Rede com a Loteria Federal.

E, finalizando foram feitos os anuais ajustes do cronograma de sorteios para 2017 proporcionando melhor distribuição dos sorteios especiais e percentuais de encalhe. Assim que as sugestões forem corrigidas no cronograma o mesmo será encaminhado à Febralot.

Segue abaixo ofício encaminhado para CAIXA aos cuidados do Sr. Edilson Vianna – Gerente Nacional e para Sra. Maria Thereza Assunção- Gerente Executiva